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Macrotendências

1. Experiência virtual

O cancelamento de eventos públicos promoveu a adaptação a novas atuações promocionais, suportados em formatos digitais que proporcionam experiências virtuais, quer na área social, quer na área profissional.

2. Shopstreaming

O comércio eletrónico será a nova realidade a adotar muito rapidamente. Conseguir encontrar o equilíbrio de diversas sensações é o desafio: o produto tem de ser bem comunicado, de forma simples e fácil, ser apelativo e potenciar a experiência que se poderá obter com a sua aquisição. O mercado live streaming, que envolva não só o comércio, mas também o entretenimento e a comunidade, vai afirmar-se. O modelo até agora adotado de vendas online vai mudar.

3. Assistência virtual

Aumento da procura a apoio de assistentes digitais e chatbots. O confinamento obriga a encontrar novas soluções de companhia. A evolução da tecnologia confronta-nos, cada vez mais, com a realidade das companhias virtuais personalizadas, que entretêm, educam, curam e com quem se cria amizade.

4. A-commerce

A necessidade de mantermos distância e o medo do contacto vão desenvolver e levar a outro nível a inteligência artificial em parceria com a robótica. Prevê-se o início de uma nova geração de comércio automatizado.

5. Wellbeing

A procura por soluções que promovam o bem-estar social vão acelerar o desenvolvimento de novas experiências, nas quais a tecnologia vai ter um papel fundamental.

6. Status Virtual

De acordo com diversos estudos de mercado, atualmente os bens físicos já não têm mesmo impacto em termos de estatuto. Hoje, com o crescente desejo de um consumo mais sustentável, o reconhecimento dos bens virtuais afirma-se como um símbolo de status genuíno pelo que novas tecnologias são aguardadas com expectativa. E não será apenas entre os jovens consumidores e os video gamers.

7. Consumo sustentável

O consumo no futuro estará alinhado com o progresso e com o desenvolvimento sustentável das empresas e será um reflexo da mudança do comportamento de compra dos consumidores.

8. Os influenciadores do consumo

Os prescritores de produtos/serviços já deixaram de ser personagens famosas ou especialistas na área. Hoje, e cada vez mais no futuro, quem influenciará maioritariamente o consumo serão os círculos de amigos/conhecidos/família, as redes sociais e os conteúdos web gerados por outros consumidores.

9. Novo lifestyle

Assistimos a uma nova realidade imposta pela COVID 19 que procura resposta para um novo conjunto de necessidades. As casas passaram a estar sobrelotadas e disfuncionais tendo agora de acomodar também espaços de trabalho e de estudo remotos. Empresas, instituições e espaços públicos procuram novos layouts que respeitem as regras de distanciamento. A oferta de mercado terá de acompanhar a tendência e integrar este novo estilo de vida, oferecendo soluções híbridas e que maximizem o conforto e o bem-estar.

10. Craftmanship

O valor do craftmanship é hoje uma realidade onde se posicionam os nomes da “alta-costura” do mobiliário e decoração, sendo um requisito fundamental para se criar uma relação única e exclusiva com um cliente mais atento, informado e que procura diferenciação.

Um fenómeno que justifica o êxito de algumas das nossas indústrias, que se destacam pela notável qualidade e capacidade de surpreender o mercado internacional com peças e ambientes pensados com design, criatividade e uma extraordinária produção customizada, muito assente na arte da manufatura.

11. A experiência do cliente

A maioria das marcas prioriza hoje a transformação da experiência do cliente. Estratégias eficazes de comunicação procuram a atenção dos consumidores através de cenários ideais, que suscitem a busca de experiências memoráveis e emoções positivas.

Fontes: Trendwatching. Fórum do consumo.